15 de jun. de 2010

Copa 2010: Brasil estréia hoje...

Época de copa. Hoje a estréia mais esperada dos últimos 4 anos, do Brasil, claro, e eu trabalhando. Pense na tristeza. Tinha de malhar de mim pra não dar espaço pra decepção. Pra compensar eu e uma colega de trampo rachamos uma lasanha. E eu na fé. 'Ora amiga, que Deus é fiel', dissse eu. E ela: __ta bom!

Terminado o almoço e a sobremes ( queijo com doce de leite da galera do estúdio, pense no tanto que todo mundo tava carente... rsrsrs) voltamos à realidade dura de que passariamos a tarde trabalhando.

Mas eis que o Universo alegrou-se com nosso espirito de conformismo e fomos todos liberados. Mas não é uma maravilha? Todo mundo na correria pra deixar tudo nos conformes, alguns até meio nervosos de tanta emoção... Ficamos apressados pra chegar em casa. Surpresa pra familia, pros amigos que não contavam com essa... Nem eu!

Quando chego no mundo exterior, ou seja, na parada de ônibus, outra grande surpresa. Toda Brasília foi liberada pra contemplar em casa, a estréia do Brasil em Johanesburgo ( é assim que escreve???). Pense no trânsito. Segundo minha irmã, o engarrafamento na saída Sul começava na 107 Sul...Enfim, todo mundo merece né?

Pensei bem e apelei pra pegar o metrô no sentido contrário. Estou assistindo, enquanto teclo, na casa do meu irmão e com a vista privilegiada de meus dois sobrinhos vestidos com blusinhas temáticas do Brasil. Tão lindos. Se não fosse a presença deles, seria muito mais entediante ouvir o Casa Grande chamar a seleção de "previsivel" em seus lances sem emoção.

Me lembro da correria da galera pra conseguir pegar o metrô "lotadaço" pra Ceilândia. Todo mundo de verde e amarelo. Os ônibus pingando gente.
Uns "sem noção" tocando aqueles instrumentos irritantes. Engarrafamentos pra todos os lados.Tudo isso pelo Brasil. E é a Coréia do Norte que se joga, se esforça, valoriza o momento.

E o Brasil, o grande time, a estrela da copa. No embalo de todos os grandes que ja são grandes e não se dão. Não participam. Ou se participam, é de uma maneira superficial, nada marcante, quase mediocre.

A Coréia do norte não é favorita. Mas da prazer ver o quanto se esforçam, mesmo sabendo que muito provavelmente não irão muito longe. Essa garra é algo que nossos conformados jogadores deveriam se esmerar em aprender, ja que na arte da bola todos eles são mestres. Não é atoa que estão lá, como A NOSSA SELEÇÃO.

Fim de primeiro tempo e nada. É unanime a sensação de falta de esforço da parte deles.

No intervalo, uma propaganda de cerveja mostra uma seleção vibrante, esforçada, que pensa na torcida , seus conterrâneos.. ~Se eles vissem essa propaganda talvez eles se empenhassem mais...

Voltamos no segundo tempo. O Galvão ( cala boca Galvão, ops!!!) cheio de esperança. Acredita que a seleção voltará mais veloz. Pelo frio que ta fazendo lá, deve ser por isto que eles estão meio desanimados. Coitados. Se fosse eu estaria com o pé gelado.
E.. opa, primeiro gol. Foi bonito. Nem vi direito. De tão descrente, estava com a cara no pc. O marcador Brasileiro até chorou. É de chorar mesmo... Primeiro gol do Brasil na copa.

Brasil 2, Coréia do Norte 1. Vitória esperada. Mas o futebol parece que não é mais a mesma coisa. Parece que não tem mais vibração.
Ou será que é impressão minha?
Enfim, o resultado foi bom.
Nessa vida, parece que tudo ta perdendo a graça mesmo.